A Câmara dos Representantes dos EUA não conseguiu derrubar o veto do presidente George W. Bush ao projeto de lei que marcava para 1º de outubro o início da retirada das tropas norte-americanas do Iraque. O projeto, que também havia sido aprovado no Senado na semana passada, recebeu os votos favoráveis de 222 deputados e 202 contrários, muito menos do que os dois terços necessários para derrubar um veto presidencial.
"O presidente não deu ouvidos ao desejo do povo americano. O presidente quer um chegue em branco e o Congresso não vai dar isso a ele", disse antes da votação a deputada Nancy Pelosi, presidente da Câmara (Partido Democrático/Califórnia). Já o deputado Jerry Lewis (Partido Republicano/Califórnia) discursou dizendo que "agora não é o momento para os EUA recuarem em sua guerra contra o terror".
O prazo para o início da retirada norte-americana do Iraque estava contido em um projeto de lei orçamentária que destinava mais US$ 124 bilhões para financiar as guerras no Iraque e no Afeganistão. Ainda não está claro como esses conflitos serão financiados quando os recursos já aprovados se esgotarem. As informações são da Associated Press, citada pela Dow Jones.