A Câmara participará das comemorações da Semana Nacional do Meio Ambiente com uma exposição das ações ambientais desenvolvidas pela Casa. O público poderá visitar a mostra na próxima semana (de 29 de maio a 3 de junho) na área central do shopping Pátio Brasil, em Brasília.

continua após a publicidade

Crianças e adultos terão acesso a informações por meio das seguintes instalações:

– linha do tempo sobre a legislação ambiental no Brasil;

– documentários e vídeos da TV Câmara sobre o meio ambiente;

continua após a publicidade

– mostra das ações do Núcleo de Gestão Ambiental (EcoCâmara) a respeito da coleta seletiva e processamento de lixo hospitalar;

– exposição de fotografias de pássaros que vivem no hábitat da Câmara, com informações sobre as características, alimentação, comportamento social e reprodução de cada espécie, bem como o local da Câmara onde a foto foi tirada;

continua após a publicidade

– estações de computador com acesso à Agência Câmara de Notícias ao Plenarinho, o sítio infanto-juvenil da Câmara dos Deputados.

Derrubada de árvores

A história da legislação ambiental será mostrada em painéis com a evolução das leis, uma inclusive elaborada antes do descobrimento do Brasil. A primeira lei, de 1464, proibia a derrubada de árvores frutíferas no reino português.

Quem for à mostra também poderá apreciar fotos de pássaros que vivem nos espaços da Câmara, feitas pelo biólogo Pedro Carneiro, servidor da Casa.

Os programas ecológicos veiculados na Rádio Câmara também serão exibidos aos visitantes. Durante os dias de exposição, entrevistas ao vivo de deputados ligados ao tema do meio ambiente serão transmitidas diretamente do Pátio Brasil.

Para a coordenadora do EcoCâmara, Rachel Osório, a exposição é uma oportunidade de o público conhecer mais sobre as ações e se inspirarem nelas. "A idéia é mostrar o nosso trabalho, que está dando certo, e motivar outras instituições a seguir o modelo", explicou.

Reciclagem

As ações ambientais da Câmara iniciaram-se em 2002, com a criação de um grupo de trabalho destinado a propor o gerenciamento dos resíduos recicláveis produzidos na Casa. Na evolução dessas ações, foi criado o EcoCâmara, em abril de 2003.

O EcoCâmara tem diversas iniciativas de sucesso no gerenciamento ambiental. Entre os projetos desenvolvidos pelo órgão, estão a manutenção dos jardins públicos com adubo natural, a elaboração de um catálogo de espécies vegetais e animais que vivem na área da Câmara e a reciclagem de todo papel e plástico usado na Casa.

A lista inclui ainda a implantação de mecanismos de controle ambiental por meio de oficinas e a fabricação de blocos de anotação com sobras de papel, a destinação correta do lixo produzido na Casa e o programa de reflorestamento de espécies nativas da mata atlântica – desenvolvido em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.

A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada sempre na primeira semana de junho. O Dia Mundial do Meio Ambiente, por sua vez, é celebrado em 5 de junho.