Brasília (AE) – A Câmara dos Deputados criou, hoje (17), três novas comissões parlamentares de inquérito (CPIs), para apurar os contratos assinados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com as empresas de telecomunicações, no período de 1997 a 2003; as invasões promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a introdução, em países vizinhos, de veículos roubados no Brasil.

continua após a publicidade

O requerimento de criação da CPI da Anatel, de autoria do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), estava na fila de espera desde julho de 2003. Junto com ela, o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), criou a CPI para investigar as invasões promovidas pelo MST, de autoria do deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), e a CPI para investigar as quadrilhas que introduzem veículos roubados em outros países, apresentada pelo deputado Carlos Rodrigues (PL-RJ).

Os três pedidos de CPI foram apresentados em 2003 e esperavam sua ordem na fila. O regimento da Câmara permite o funcionamento de cinco CPIs simultaneamente na Casa. Severino espera agora a indicação, pelos líderes partidários, dos deputados que integrarão as CPIs para marcar a data de sua respectiva instalação. Atualmente, funcionam na Câmara as CPIs do Tráfico de Armas e da Biopirataria.

continua após a publicidade