A Câmara deverá votar nesta quarta-feira (9) o projeto que homenageia Frei Galvão que será canonizado na sexta-feira pelo Papa Bento XVI. Assim que a pauta do plenário for destrancada pela medida provisória que altera a Timemania, a loteria dos times de futebol, os deputados deverão votar o requerimento de urgência para votação do projeto que, inicialmente, previa feriado nacional no dia 11 de maio de 2007, dia da canonização do frei.

continua após a publicidade

O projeto aprovado pelo Senado foi alterado na Comissão de Educação da Câmara, que acabou com o feriado e instituiu o dia de Frei Galvão no calendário cultural do País. Na hipótese provável de aprovação do regime de urgência, os deputados votarão em primeiro lugar a emenda da Câmara. No caso de aprovação, o projeto volta ao Senado para nova votação. Na hipótese de aprovação do texto do Senado, o projeto segue para sanção do presidente da República.

A tendência na Câmara é manter a homenagem, mas sem a instituição do feriado nacional. O líder do governo na Câmara, José Múcio Monteiro (PTB-PE), e outros líderes partidários já manifestaram ser contra o feriado. A posição da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de não defender o feriado também reforçou a tendência da Câmara de não aprovar o projeto do Senado.

continua após a publicidade