Durante a reunião semanal desta terça-feira com seu secretariado, o governador Roberto Requião elogiou a iniciativa dos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba, que aprovaram uma moção de apoio à causa do Porto de Paranaguá. Para o governador, os vereadores reconheceram o problema sério da tentativa de violação e de privatização do Porto de Paranaguá.

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O requerimento de apoio à permanência dos Portos de Paranaguá e Antonina sob a administração do Governo do Paraná, que será enviado ao Congresso Nacional, foi assinado por 30 vereadores e proposto pelo vereador Mário Celso Cunha.

O documento salienta que os Portos de Paranaguá e Antonina pertencem ao Paraná e suas administrações sempre foram motivos de orgulho do povo paranaense. Ainda segundo o documento, os portos paranaenses integram a história e promovem o desenvolvimento do Estado, com a aglutinação de empresas e ofertas de empregos.

Debate – Segundo o governador, os deputados estaduais Dobrandino da Silva e Rafael Greca de Macedo propuseram um debate na Assembléia Legislativa, sobre a manutenção do porto público com os deputados privatistas. Nessa mesma linha, Requião também propôs a realização de um debate semelhante, no Senado da República, com a sua participação.

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O governador quer debater o orçamento do governo federal, de R$ 440 milhões, para as obras de ampliação do cais oeste do Porto de Paranaguá. Segundo Requião, o governo do Paraná conseguiu reduzir o custo da mesma obra para R$ 142 milhões, sendo que a primeira etapa, já licitada, teve um desconto de R$ 7 milhões concedido pela empreiteira CR Almeida.

Para Requião, o superfaturamento das obras do Porto de Paranaguá é um escândalo maior que o do ?mensalão?, porque se enraiza na manipulação do orçamento público e domínio das grandes empreiteiras no Ministério dos Transportes?.

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