Câmara cria CPI da evasão de divisas

Está marcada para a próxima terça-feira a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar a evasão de U$ 30 bilhões para o exterior através do Banco do Estado do Paraná (Banestado).

O primeiro vice-presidente da Câmara, deputado Inocêncio Oliveira (PFL-PE), anunciou hoje a criação da CPI, que será composta por 24 integrantes. A comissão vai apreciar a chamada Operação Macuco, que está sendo investigada pela Polícia Federal, e aponta que R$ 30 bilhões tenham saído do País entre 1996 e 1999 através das contas CC-5, legalmente utilizadas para enviar dinheiro de não-residentes no Brasil ao exterior. “Esse dinheiro, de origem ilícita, saiu do País através de mecanismos legais e foi lavado nos Estados Unidos para financiar o crime organizado e, suspeita-se, até mesmo campanhas eleitorais”, explica o autor do requerimento de criação da CPI, deputado Eduardo Valverde (PT-RO).

Valverde informa que, por acordo, o líder do PT, deputado Nelson Pellegrino (BA), será o relator, e o presidente será um deputado do PSDB.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo