O plenário da Câmara aprovou o regime de urgência para votação do projeto que estabelece uma homenagem ao Frei Galvão. A aprovação da urgência foi de forma simbólica porque não houve contestação de nenhum deputado. O projeto será votado ainda nesta quarta-feira (9) na sessão que acontecerá mais tarde. A tendência da Câmara, confirmada pelo presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP) é aprovar a homenagem, instituindo o Dia do Frei Galvão em 11 de maio sem que haja feriado nacional.
A urgência foi votada rapidamente, assim que o plenário da Câmara concluiu a votação da Medida Provisória 358, que altera a Timemania, a loteria que foi criada para ajudar no pagamento da dívida dos clubes de futebol com a União. A MP 358 segue para votação no Senado. Ela aumenta os prazos para o pagamento das dívidas atrasadas dos clubes com a União de 180 para 240 meses. Entre outros pontos, a MP também reduz as multas dos clubes.
Os deputados votam hoje o regime de urgência para o projeto que aumenta os salários dos parlamentares. Ao contrário da urgência do Frei Galvão, não houve acordo para votação simbólica. O líder do PSOL, Chico Alencar (RJ) argumentou que não se trata de um projeto urgente e que, portanto, é necessário a votação nominal (quando há registro do voto de cada deputado no painel eletrônico), "em nome da transparência".