Foi aprovada nesta segunda-feira (6) o ato administrativo que vai possibilitar a compra de brinquedos adaptados a Portadores de Necessidades Especiais pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para eventos organizados da Prefeitura de Curitiba. A medida foi comemorada pelos vereadores como uma vitória “apartidária”.
O autor da proposta de número 203.00099.2018 foi o vereador Felipe Braga Cortes (PSD), que pretende dar continuidade a uma iniciativa que vem desde a gestão anterior, do ex-prefeito Gustavo Fruet, de tornar os espaços públicos mais inclusivos.
+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!
“Essa demanda surgiu a partir de uma mãe que veio aqui na Câmara e visitou alguns vereadores ainda na gestão passada”, disse Braga Cortes. Shirlei Ordonio tem um filho com necessidades especiais e ajudou na instalação de brinquedos inclusivos, na adaptação de uma praça inteira no Jardim Social e na instalação de outro equipamento no Parque São Lourenço.
“Essa semana o prefeito recebeu a demanda para que o Município passe a ter os equipamentos nas administrações regionais e nos eventos públicos ligados à fundação cultura e Secretaria de Esportes e Lazer”, explicou o autor da sugestão.
Pier Petruziello (PTB), líder no prefeito na Câmara e militante pela causa da pessoa com deficiência, também discursou e destacou seu encontro com o prefeito para tratar do tema. “Ele poderia ter dito que ia ver, que tinham questões burocráticas. Sabemos como funciona. Quando abrimos a porta, contei a história para ele, ele olhou pro secretário e mandou comprar”, disse, orgulhoso pela conquista .
“Existem pautas que são maiores do que a pauta partidária. A inclusão transcende partidos políticos. A pauta da pessoa com deficiência não vê direita, esquerda e centro. Ela vê as pessoas que tem deficiência”, acrescentou Pier.
O vereador Goura (PV), que é de oposição ao prefeito, parabenizou a decisão de comprar os equipamentos. “Quero parabenizar a iniciativa da prefeitura de dar continuidade nesse processo da inclusão dos brinquedos”, mas ressaltou. “Queremos que junto com isso se garanta a acessibilidade para que as pessoas cheguem às praças onde os brinquedos estejam”.