Os futuros alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) comemoraram nesta quinta-feira (20), com banho de lama, o resultado do vestibular da instituição. Marcado para às 17h, o anúncio do resultado ocorreu cerca de 15 minutos depois, quando se ouviram os primeiros gritos de comemoração dos novos calouros. Mais de 20 mil inscritos concorriam às 9.970 vagas disponíveis.
Uma das primeiras a receber a notícia da aprovação foi a estudante Fernanda Huss, 17 anos. Ela recebeu a ligação de uma tia, que acompanhava o resultado pela internet. Ao saber que tinha passado para uma das vagas do curso de Direito, a jovem não segurou a emoção. “É um sentimento indescritível. Não dá nem para acreditar que vou conseguir concretizar todos os meus sonhos, mesmo sabendo que estudei muito, cerca de oito horas por dia”, contou.
Alguns minutos depois, do outro lado do estacionamento onde foi realizado o banho de lama, a estudante Mariana Moreira Antunes da Silva, 17, também usava o celular, mas para contar a boa notícia. “Ainda nem fui para o banho de lama porque antes preciso avisar a minha família que passei. Nunca estudei na vida, não acreditava que ia passar”, afirmou a futura estudante de Enfermagem.
Outra jovem que aproveitou o banho de lama com as amigas foi Izabele Peixoto, 17, caloura de Química. “Passamos o ano inteiro estudando, mas só nesse momento percebemos que valeram a pena todos os finais de semana que ficamos em casa, sem poder sair”. Mesmo com todo o empenho, a jovem chegou ao estacionamento da PUC achando que não conseguiria passar no vestibular e foi surpreendida com a aprovação.
Por outro lado, se a divulgação do resultado foi motivo de alegria para muitos, também provocou choro e tristeza, como aconteceu com Alana Herrera, 17. Apesar de já ter passado em outro vestibular, a jovem teve que ser consolada por amigos ao saber que não passou no processo seletivo da PUC. “Fiquei chateada porque todo mundo passou, só eu que não”, explicou a estudante, que tentava uma vaga no curso de Design de Moda.
Atraso
Em princípio, a divulgação do resultado do vestibular da PUC-PR estava agendada para as 11h, mas o anúncio dos aprovados foi transferido para as 17h em cima da hora, quando alguns candidatos já esperavam no estacionamento onde aconteceria o banho de lama.
O motivo para o adiamento, de acordo com a instituição, teria sido o elevado número de alunos inscritos no processo seletivo, acarretando aumento na demanda de tempo para correção das provas e para o processamento dos dados que gerariam a lista de aprovados.