O calor intenso e a comoção de fiéis que assistiram à missa campal celebrada pelo papa Bento XVI nesta manhã, em Aparecida, fez com que o número de pessoas atendidas somente durante a celebração no posto médico do santuário superasse os atendimentos de todo o sábado, de acordo com informações extra-oficiais.
Além do calor de 27 graus e do sol forte que predominou durante a missa campal de Bento XVI em Aparecida (SP), a comoção de muitos fiéis ao ver o papa pela primeira vez contribuiu para inúmeros casos de mal-estar, aumentando o número de atendimentos no posto médico. O Centro de Operações de Segurança Integradas (Cosi) deve detalhar números oficiais sobre saúde e segurança durante a missa do papa em Aparecida esta tarde.
Neste início de tarde, os fiéis deixam o estacionamento do santuário, onde foi montado o palco para a missa campal, após acompanharem a passagem de Bento XVI em papamóvel rumo ao Seminário Bom Jesus. O papa deve retornar ao santuário às 16 horas, para abrir a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (Celam), motivo principal de sua vinda ao Brasil e que ocorrerá na Basílica de Nossa Senhora de Aparecida.