Calendário ajudará consumidor a evitar problemas com preços abusivos

Brasília – O consumidor enfrenta mais gastos no mês de janeiro, com material, uniforme e transporte escolar. E também os problemas com preços abusivos. Para tentar evitar situações como essa, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão ligado ao Ministério da Justiça, lançou nesta segunda-feira (29) um calendário para que ações educativas sejam desenvolvidas antes de datas como Páscoa, Dia das Mães, Natal e também a da volta às aulas.

De acordo com o diretor do DPDC, Ricardo Morishita, o calendário oferece informações para que o consumidor saiba defender seus direitos na hora das compras. "É um programa de educação para o consumo informal e o objetivo é trabalhar junto com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Procons e entidades civis, garantindo o acesso à informação, a prevenção e a liberdade de escolha aos nossos consumidores?, disse.

Para a volta às aulas, primeira data definida no calendário, o diretor destaca algumas atitudes que o consumidor deve adotar: pesquisar preços, observar os contratos ? em especial, os de transporte escolar ? e usar conscientemente materiais como cadernos e lápis.

?Nós encontramos diferenças de 170% até 500% nos preços do material escolar, em São Paulo e na Paraíba. Consumidor que pesquisa faz valer mais o dinheiro dele. Também recomendamos o uso do kit escolar do ano passado, para um consumo consciente e sustentável", acrescentou Morishita.

Os Procons estaduais, explicou, serão orientados a dar início às atividades pelo menos um dia antes da data comemorativa. E deverão respeitar as características da região. As informações do calendário estarão nos sites das instituições estaduais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo