Rio de Janeiro – Um novo fundo de investimento foi lançado nesta quarta-feira (16), no Rio de Janeiro, pela Caixa Econômica Federal (CEF), para incentivar o esporte olímpico nacional. O fundo é destinado a pessoas físicas e jurídicas e tem uma aplicação mínima de R$ 100. Parte da taxa de administração, que é de 3%, será repassada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que vai gerenciar os recursos distribuindo-os entre as diversas modalidades esportivas.
A presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, acredita que o instrumento financeiro vai possibilitar a conquista de novas medalhas para as equipes brasileiras em competições internacionais e incentivar a formação de novos atletas.
"Estamos lançando o fundo que vai captar recursos do mercado e 1% da taxa de administração será destinada à formação de novos profissionais olímpicos. Todo o processo de material esportivo, capacitação, treinadores, será viabilizado com parte desses recursos", explicou.
O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, destacou que, inicialmente, serão atendidas modalidades menos desenvolvidas no cenário esportivo nacional e que contam com um número menor de atletas. Entre elas, segundo Nuzman, estão esgrima, levantamento de peso, remo, canoagem e tênis de mesa.
"É um projeto pioneiro no mundo. As modalidades menos desenvolvidas vão precisar formar novos valores, dentro do objetivo de alcançar uma seleção brasileira e uma equipe olímpica permanente. Nós estamos traçando um novo caminho que vai possibilitar o desenvolvimento de diversas modalidades", afirmou o presidente do COB.