O prazo para que o atendimento a brasileiros nos balcões do BCP comece a funcionar é até final de outubro deste ano. A Caixa lançará na próxima semana serviços de remessa para não residentes em Lisboa, Nagóia e Tóquio. A população brasileira residente no Japão é de 300 mil pessoas.
A primeira fase do convênio ocorreu com o lançamento do sistema de remessas no mês passado em Nova Iorque, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os brasileiros que possuem o cartão de crédito Visa, emitido no exterior por meio da internet, já o utilizam para abrir sua conta corrente pelo site da caixa www.caixa.gov.br.
De acordo com o presidente da Caixa Econômica, Jorge Mattoso, no futuro os portugueses residentes no Brasil também poderão ser atendidos pelos serviços de remessas de recursos. Um dos acordos do convênio firmado hoje entre Caixa e BCP estabelece a redução da tarifa cobrada para remessas, que passou de 2,9% para 2,58%. Para os serviços de formação de poupança, o custo passa a ser de 2,45%. A média das tarifas de mercado é de 8,5%. A parceria prevê ainda a contratação de um brasileiro para cada agência do BCP em todo o mundo. Os limites mensais de transação de remessa de valores foram ampliados de R$ 10 mil para R$ 30 mil.
continua após a publicidade
continua após a publicidade