A Caixa Econômica Federal realiza nesta semana, de 07 a 11 de março, a emissão de CPF gratuito para todas as mulheres. Essa é uma ação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (08 de março) e objetiva beneficiar, principalmente, as mulheres das camadas sociais mais carentes. Em 2004, mais de 380 mil mulheres foram beneficiadas com a inscrição gratuita no CPF.

continua após a publicidade

As mulheres interessadas poderão procurar as agências da Caixa, no horário de atendimento bancário para solicitar a emissão de CPF, emissão de 2ª via ou a atualização cadastral. Todas esses serviços estarão isentos da cobrança de tarifa, que atualmente é de R$ 4,50.

A ação faz parte do Programa Caixa Fome Zero, que busca implementar ações que propiciem a inclusão social e a cidadania. O CPF é um documento básico para inclusão do cidadão em programas e ações maiores aos quais ele não tem acesso como, por exemplo, ter uma conta bancária, conseguir um empréstimo popular ou um financiamento habitacional.

No ano passado, a CAIXA participou de diversas ações sociais de documentação: Ação da Solidariedade (Sapiranga-RS), Programa Governo nas Cidades (Natal-RN), Projeto Boracéia (SP), Ação Global (Sesi-Rede Globo) e Programa Nacional de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.

continua após a publicidade

Documentos necessários

Menor de 16 anos

continua após a publicidade

– Documento de identidade do interessado que comprove a filiação (pode ser a carteira de identidade, a certidão de nascimento, etc.);

– Documento de identidade de um dos pais, ou do tutor, ou do responsável por sua guarda.

Quem pode solicitar a inscrição: Os pais, o tutor, o curador ou o responsável por sua guarda, em virtude de decisão judicial, ou, ainda, o procurador legal do solicitante

De 18 anos a 70 anos

– Documento de identidade do interessado que, comprove a filiação ou ainda a Carteira Nacional de Habilitação – modelo novo, a certidão de nascimento, etc.;

– Título de eleitor ou Certidão emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral ou cartório eleitoral atestando a inexistência do alistamento eleitoral (esta certidão deve ser apresentada apenas por quem for obrigado ao alistamento eleitoral).

– No caso de atualização cadastral (correção de nome, nome dos pais, data de nascimento, endereço) são necessários os seguintes documentos:
* Carteira de identidade (ou equivalente: carteira de Trabalho, carteira Nacional de Habilitação – modelo novo, Certidão de Nascimento etc.);

* Número do CPF;

* Título de Eleitor;

* Documento comprobatório da alteração solicitada.