São Paulo – Antecipando uma possível queda dos juros básicos (Selic) na próxima semana, a Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou hoje (2) redução de até 20% nas taxas das principais linhas de crédito para pessoa física. O banco inicia amanhã campanha publicitária para divulgar o corte de juros do cheque especial, crédito direto ao consumidor (CDC) e cartão de crédito.
"Acreditamos numa nova redução da Selic na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e a Caixa quer continuar expandindo as operações de crédito comercial, oferecendo juros mais baixos", afirma, em comunicado, o presidente do banco, Jorge Mattoso.
Com a medida, os juros do cheque especial caem de 2,84% para 2,50% (taxa mínima) e de 7,95% para 7,20% (máxima). Em algumas faixas de clientes, a redução será de 20%. No caso do CDC, a menor taxa (para operações até 12 meses) passa a ser de 4 81%, contra os atuais 5,05%, e a máxima passa dos 5,22% para 5 06% (até 24 meses).
No cartão de crédito, dentre todas as modalidades existentes, a taxa mínima cai para 4,50% e a máxima para 10,30% – atualmente são de 4,76% e 10,80%, respectivamente. Em algumas modalidades, a queda também chega a 20%. No cartão Turismo, a taxa mínima permanece em 2,90%.
Segundo comunicado da instituição, além de antecipar a esperada queda da Selic a CEF também diminuiu os spreads para conseguir reduzir os juros. As novas taxas estarão disponíveis nas agências a partir de segunda-feira (6).