De acordo com a Caixa, as instituições de ensino superior credenciadas ao Fies devem imprimir o relatório e afixá-lo em local de grande circulação. A lista contém os nomes dos 50.001 universitários que poderão utilizar os recursos do programa para pagar as mensalidades de instituições privadas de ensino.
A alteração da lista ocorreu porque a ordem de classificação apresentada no relatório anterior continha falha no cômputo do grupo familiar dos candidatos, verificada nos casos em que o nome da mãe do estudante não era citado. Segundo a Caixa, o fato gerou distorção no índice de classificação do processo seletivo do programa, cujo objetivo é beneficiar os estudantes que mais necessitem do financiamento.
A retificação da ordem de classificação dos estudantes gerou nova lista que apresenta a substituição de 4.581 candidatos na margem de aproveitamento, o que corresponde a 9% dos 50.001 universitários selecionados. Hoje, o Ministério da Educação publicou nova Portaria no Diário Oficial da União, anulando a anterior.
continua após a publicidade
continua após a publicidade