A falta de limpeza na caixa de água pode ser a responsável pelos cerca de mil casos de doenças intestinais – entre elas, diarréia. Os casos foram registrados por uma rede particular de hospitais que atende os municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. De acordo com o médico e diretor geral da rede hospitalar, Antônio Roberto dos Anjos Mansur, todos os pacientes atendidos tinham há uma característica em comum: a falta de limpeza da caixa de água do imóvel que habitavam. ?A água da Sanepar é boa e segura. Porém, se as pessoas não tomam o cuidado de fazer a higienização do reservatório domiciliar, o risco de ter doenças como diarréia é muito grande?, atesta.
O médico lembra que, se a água da caixa está contaminada, nem é necessário consumir grande volume. ?A pessoa pode ficar doente somente escovando os dentes, ou ingerindo pequena quantidade durante o banho, por exemplo?, afirma Mansur.
A Secretaria Municipal de Saúde de Matinhos confirma que, desde o início da temporada e até o dia 7 de janeiro, no hospital municipal e nos sete postos de saúde, foram registrados 251 casos de diarréia, sendo que apenas na primeira semana deste ano, no Hospital Navegantes, foram atendidos 169 pacientes com a doença. Segundo a 1.ª Regional de Saúde, na última semana de dezembro, ocorreram 13 casos em Matinhos e 33 em Pontal do Paraná, que podem ter sido causados por água contaminada.
A Sanepar recomenda que a caixa de água seja lavada e desinfectada a cada seis meses. No litoral, é imprescindível que a limpeza seja feita no início da temporada. ?Durante o ano, a água fica parada e o cloro desaparece. Este fato, associado ao calor, facilita que microorganismos, que provocam estas doenças, se proliferem?, explica o técnico em saneamento da Sanepar, Deógenes Sereniski. Ele destaca que, até a chegada no hidrômetro (registro), a água tem a qualidade garantida pela empresa. Depois deste ponto, ?é responsabilidade do usuário tomar os cuidados necessários para que o produto continue sendo seguro?.
Fazer a limpeza da caixa de água é muito fácil. As orientações estão disponíveis no site da Sanepar (www.sanepar.com.br) ou pelo telefone 115. A empresa orienta os veranistas que passarão a temporada em imóvel alugado que exijam que o proprietário faça a limpeza da caixa de água antes de entrar na casa.