Dono do melhor ataque com 25 gols e na quarta colocação do Campeonato Brasileiro, o Paraná Clube, sob o comando do técnico Caio Júnior, conseguiu superar a própria história ao chegar a sexta vitória consecutiva na competição nacional, no último final de semana, ao vencer o Cruzeiro.
Mas para chegar a esta posição, o Paraná Clube não tem trabalhado apenas dentro de campo. A análise dos adversários e uma avaliação dos próprios atletas a cada partida dentro de casa, têm ajudado o técnico Caio Júnior a definir o esquema tático da equipe.
?A cada jogo monto uma equipe. Trabalhamos jogo a jogo. Isso é um pouco de herança de quando atuei na Europa. Era mais novo e não entendia porque jogava bem e no jogo seguinte ia para o banco. Depois vi que a cada jogo é uma nova tática. E tenho usado muito isso?, explicou treinador.
Antes de iniciar os treinamentos da semana, Caio Júnior assiste a quatro partidas do próximo adversário, aos dois últimos jogos em casa e aos dois últimos fora de casa. A análise das partidas, segundo o treinador, tem facilitado seu trabalho.
?Foi assim contra o Flamengo, sabia que era um jogo para ser decidido no segundo tempo. Contra o Atlético-PR também. E na partida contra o Cruzeiro eu sabia que era um jogo que seria decidido num lance único. Assim vou montando a equipe?, reforçou Caio.
Análise
A cada jogo em casa, um grupo de acadêmicos de Educação Física, faz o acompanhamento de cada jogador em campo. Os dados são repassados ao treinador que define a forma de jogar de cada um no jogo seguinte.
?Cada acadêmico acompanha um jogador, onde ele está atuando mais, onde tem errado mais no campo. Isso me ajuda a posicionar cada atleta. É um trabalho que só fazemos nos jogos em casa, mas que tem ajudado muito?, comentou Caio Júnior.
O próximo jogo do Paraná é contra o Palmeiras, no sábado, em São Paulo. ?Aproveitei para assistir ao jogo de ontem e ainda vou analisar outros jogos, antes de formar o Paraná. Será mais um jogo difícil?, disse Caio Júnior.