Os cafés cultivados no Paraná que mais se destacam pela qualidade poderão ser conhecidos e adquiridos pelos consumidores que participarem do lançamento da edição especial dos melhores cafés do Estado, que acontece neste domingo (23) no Expotrade Center, em Pinhais.
A iniciativa faz parte da programação da 25ª Feira e Convenção Paranaense de Supermecados (Mercosuper 2006). Este evento, que ocorre de domingo (23) a terça-feira (25), é realizado pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras).
O secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, informou que o lançamento da edição especial dos melhores cafés produzidos no Estado reunirá uma produção exclusiva e limitada de cafés premiados e adquiridos no leilão do Concurso ?Café Qualidade Paraná? de 2005. ?É a oportunidade que o consumidor tem de conhecer melhor esses cafés. É importante lembrar que o café vem ganhando um maior espaço entre os consumidores brasileiros?, disse.
Ribas também destacou que o Brasil já é o segundo maior consumidor de café do mundo. ?No ano passado, os brasileiros consumiram 15,5 milhões de sacas. Só perdemos para o mercado consumidor dos Estados Unidos. Em 2005, os americanos consumiram 19 milhões de sacas do produto?, afirmou.
Durante o evento, também será apresentado o regulamento para o Concurso ?Café Qualidade Paraná? deste ano. O secretário-executivo da Câmara Setorial do Café do Paraná, Paulo Sérgio Franzini, lembrou que no ano passado 276 produtores do Estado participaram do Concurso. ?Eles representaram 42 municípios do Paraná. Numa primeira etapa, foram classificadas 120 amostras. Destas, 42 tiveram sua contra-prova realizada. Em seguida, 20 amostras passaram para a prova final, até chegarmos aos 10 finalistas?, lembrou.
Os produtores premiados foram classificados em duas categorias: a de café natural e a de café cereja descascado. ?Foram premiados cinco produtores em cada uma das categorias. Os cafés foram avaliados por uma comissão julgadora, formada por juízes de nível internacional?, disse.
Segundo Franzini, os cafés foram avaliados de acordo com vários itens, como aroma, bebida, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço. Os produtos também receberam uma nota geral. Os aspectos analisados pela comissão julgadora obedeceram as normas de classificação da Associação Brasileira de Cafés Especiais. ?Os concursos ?Café Qualidade Paraná? servem não apenas para premiar os melhores produtos cultivados no Estado, mas também valorizar o segmento e as regiões produtoras?, explicou.
Produção ? Na safra que se inicia este mês e acontece até setembro, o Paraná deverá produzir 2,2 milhões de sacas de café. O Estado é o terceiro maior produtor nacional de café arábica.
De acordo com o Ministério da Agricultura, o Brasil deverá produzir 40 milhões de sacas de café na safra 2006. O País é o maior produtor mundial e também ocupa o primeiro lugar no ranking dos maiores exportadores do produto. Em 2005, o Brasil exportou 23 milhões de sacas.