A Secretaria de Estado da Segurança Pública inaugura nesta quinta-feira (24) a nova cadeia pública da cidade de Cornélio Procópio (Norte do Paraná). O local tem capacidade para 144 detentos e é composto por modernos dispositivos de segurança. Para a construção da cadeia foram investidos cerca de R$ 120 mil. ?Com a inauguração desta nova cadeia resolvemos um problema que incomodava a população há décadas. Tenho certeza que com a inauguração da nova cadeia publica, os relatos de fugas e superlotação no cadeião de Cornélio Procópio farão parte do passado?, afirma o delegado geral da Polícia Civil, Jorge Azor Pinto.

continua após a publicidade

A construção da nova Cadeia pública contou com o apoio da prefeitura do município e vai permitir a desativação do antigo cadeião da cidade, que foi motivo de reclamação na região central de Cornélio Procópio desde a década de 50, quando foi construído. Para o prefeito Amim Hannouche, o investimento vai garantir tranqüilidade à vizinhança da antiga construção e dos demais moradores do município. ?Resolvemos um problema histórico que persistia há mais de meio século. Agora os moradores terão paz para viver perto do velho cadeião. É uma conquista para Cornélio Procópio?, diz o prefeito.

Segundo o delegado chefe da 11ª Subdivisão de Cornélio Procópio, Osnildo Carneiro Lemes, a nova cadeia pública é uma referência em segurança no Paraná. ?O local terá móveis de concreto afixados à parede, para evitar incêndios, e, futuramente, há também a previsão de instalação de um circuito interno de câmeras?, explicou. A nova estrutura já recebeu a aprovação do Ministério Público e também da comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR).

continua após a publicidade