Cade faz audiência sobre notificação eletrônica de fusões

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vai realizar na quinta-feira da próxima semana uma audiência pública para debater a proposta de criar a notificação eletrônica de fusões e aquisições empresariais ao sistema brasileiro de defesa da concorrência. Na sessão pública, o Cade espera receber sugestões e críticas sobre o modelo de formulário a ser preenchido pelas empresas

A idéia de adotar o formato eletrônico para apresentação dos negócios empresariais ao sistema foi lançada no final do ano passado e pretende ser um processo semelhante ao da declaração anual de ajuste do imposto de renda da Receita Federal que é feito por meio da internet. O objetivo é tornar a análise nos órgãos da concorrência mais rápida e menos burocrática.

Atualmente, qualquer aquisição de uma empresa que tenha mais de R$ 400 milhões de faturamento anual no Brasil tem que ser submetida ao crivo do sistema por meio de papel, com a apresentação de todos os documentos em três vias, que são enviadas para a Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda, à Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça e para o Cade.

A proposta é criar um software com o formulário para notificação que poderá ser baixado pela Internet, preenchido eletronicamente e enviado novamente pela rede de computadores. Haverá ainda a alternativa de entrega de documentos em formato eletrônico, digitalizados do original e entregues na SDE em mídia não regravável, juntamente com uma via dos documentos em papel.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo