O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições um acordo comercial assinado no dia 9 de julho entre a Coca-Cola Indústria Ltda. e a Amacoco – Água de Coco da Amazônia Ltda. Pelo acordo, a Amacoco poderá colocar no mercado a água de coco da marca Kero Coco por meio da rede de distribuição da Coca-Cola no Distrito Federal, Amazonas, Pará, Acre, Roraima, Tocantins, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Piauí, Bahia, Goiás e Mato Grosso.
O Cade entendeu que a operação não eleva o grau de concentração e poder e não altera a estrutura concorrencial dos mercados envolvidos. Pelo contrato, a Amacoco garante aos fabricantes de Coca Cola exclusividade na distribuição da água da marca Kero Coco e se compromete a não vender produtos similares nessas regiões. A Coca-Cola recebe uma remuneração R$ 1,00 para cada 5,5 litros do produto vendidos aos fabricantes autorizados.
O acordo prevê ainda a negociação, ao longo dos seis primeiros meses de sua vigência, em regime de exclusividade, da aquisição da marca Kero Coco pela Coca-Cola, que também terá preferência na aquisição de cotas do capital da Amacoco por um prazo de três anos. A Amacoco é uma sociedade por cotas de responsabilidade limitada, criada em 2001.
A empresa vende água de coco sob as marcas Kero Coco e Trop Coco. Suas instalações estão na região amazônica. A Coca-Cola Indústria Ltda., empresa não operacional do grupo Coca-Cola, atua nas estratégias nacionais e macrorregional de marketing do Sistema Coca-Cola no Brasil.