A Federação Paulista de Futebol, em conjunto com a Comissão Paz no Esporte, fará na próxima semana – a data será definida na segunda-feira – o cadastramento "simbólico" dos líderes das principais torcidas organizadas do Estado de São Paulo – estarão presentes representantes das uniformizadas de Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e São Paulo. Eles são os primeiros portadores do Cartão do Torcedor, item obrigatório para qualquer torcedor que quiser assistir às partidas do Campeonato Paulista no setor especifico para as entidades.
Neste cartão digital – um novo documento de identidade do torcedor – estarão contidas, em um chip, informações como as impressões digitais, a foto e até um sistema para o armazenamento da voz de seu dono. É por ele, também, que o cidadão poderá adquirir seu ingresso. Para tanto, catracas especiais serão instaladas nas arenas esportivas de São Paulo.
De acordo com o coronel Marcos Marinho, diretor de segurança e prevenção de violência da Federação Paulista de Futebol, 50 novas catracas foram adquiridas pelo Ministério dos Esportes e repassadas à entidade estadual.
A aposta é que este cartão eletrônico seja o ingresso do futuro. Como é personalizado, deverá evitar a ação de cambistas. Afinal, cada torcedor terá sua própria entrada recarregável. "Essa tecnologia irá eliminar o ingresso de papel", aposta Marinho.
O São Paulo já mostrou interesse em colocar à disposição dos proprietários de cadeira cativa e sócios-torcedores tecnologia semelhante.