Depois do campeão mundial de Fórmula 1, dia 25 de setembro, Interlagos definirá, neste domingo, os campeões da Stock Car e Stock Car Light, na 12.ª e última etapa da competição. Cacá Bueno, com Chevtrolet da Action Power, é o líder na classificação da Stock, com 151 pontos. Giuliano Losacco, com Chevrolet da Medley, está em segundo, um ponto apenas atrás. A luta pelo terceiro lugar é outra atração do evento e envolve três pilotos: Hoover Orsi, 90 pontos, Antonio Jorge Neto, 87, e Duda Pamplona, 74.

continua após a publicidade

A temporada da Stock Car que acaba amanhã é a 27.ª da sua história que teve, até agora, dez campeões. Cacá Bueno, do Rio, falou da decisão: "Estou feliz porque esta é a quarta vez que luto pelo título. Acredito num belo espetáculo." Giuliano Losacco, campeão ano passado, não vê vantagem no fato de ser da cidade e instrutor de pilotagem no autódromo. "Todo mundo treina muito em Interlagos e tem as manhas da pista."

Se os dois concluírem a corrida entre os seis primeiros, será campeão quem chegar na frente do outro. Se terminarem com o mesmo número de pontos, Cacá Bueno fica com o título. Ele venceu quatro vezes este ano, enquanto Losacco, apenas duas, as duas últimas ? Buenos Aires e Rio ? daí o apontarem como favorito, hoje.

Os dois são representantes da nova geração de pilotos que nos últimos anos vem reduzindo bastante a média de idade dos pilotos da categoria. As estatísticas, no entanto, evidenciam profissionais dos tempos de quando tudo começou, no dia 13 de maio de 1979, em Interlagos, em que Afonso Giaffone venceu a primeira corrida da história da Stock Car. Ingo Hoffmann é o maior vencedor, com 12 títulos. Mais que isso: ganhou 25 das 103 edições da prova em Interlagos, primeiro no ranking também. Ingo aos 52 anos, compete ainda e este ano venceu em Curitiba. É o nono na classificação, com 59 pontos. Paulo Gomes foi campeão em quatro oportunidades.

continua após a publicidade