C4 Pallas com faróis direcionais

A Citroën do Brasil iniciou a comercialização dos faróis de xenônio direcionais de dupla função para o sedan C4 Pallas, importante equipamento de segurança que aumenta a qualidade da visão noturna e o prazer ao dirigir.

O sistema utiliza o mesmo mecanismo dos modelos de gama alta da marca, C5 e C6: quando o veículo entra numa curva, o feixe luminoso ilumina a parte interna desta curva – iluminando zonas antes na escuridão -, com ângulos que podem chegar a 15º (8º para o farol externo à curva e até 15º para o farol interno à curva). Eles permitem ver ?onde se anda? e ver mais cedo os outros carros ou eventuais obstáculos nas curvas – vantagem importante em matéria de segurança, pois andando a 110 km/h, cada segundo corresponde a uma distância percorrida superior a 30 metros.

Além disso, o sistema é potencializado pela alta qualidade de iluminação das lâmpadas de xenônio de dupla função (posição farol baixo e alto), que melhoram a visibilidade do motorista e diminuem o cansaço visual. O equipamento é opcional e tem preço sugerido de R$ 3.500,00.

Como funciona?

O sistema é baseado na geração de um arco elétrico entre dois eletrodos (a lâmpada não possui filamento). Para evitar sua queima, os eletrodos são mantidos dentro de ambiente blindado e preenchido com gás neutro (xenônio). Para iniciar o arco elétrico, o calculador gera tensões que podem chegar até 25.000 volts. A potência consumida pela lâmpada é quase a metade de uma halógena (35 watts no xênon contra 60 watts para a halógena).

Dois sensores de altura ligados na barra estabilizadora medem a altura da carroceria em relação ao solo. E o calculador, localizado no farol esquerdo, deduz a inclinação do veículo, corrigindo a altura do fluxo e inclinando (para mais ou menos) o suporte da lâmpada. A regulagem do Azimut depende do ângulo do volante, do engate da ré, da velocidade do veículo etc. O sistema possui uma estratégia de segurança em caso de defeito (fluxo para posição baixa e reta).

Para entender mais

Faróis do tipo xênon produzem 200% a mais de luz do que faróis equipados com lâmpadas convencionais. Isso acontece devido a seu maior fluxo de luz, de 3.150 lumens (ante 1.500 lumens das lâmpadas halógenas). Por ser mais potente, o sistema dispõe de regulagem automática de altura em função da carga transportada do veículo. As lâmpadas de xênon também possuem uma durabilidade sete vezes maior (1.500 horas) que as lâmpadas halógenas.

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