Bush quer reconstruir relações com América Latina, diz cientista político

A visita do presidente George W. Bush a Brasil, Uruguai, Colômbia Guatemala e México é uma oportunidade para os Estados Unidos refazerem suas relações com a América Latina, região"abandonada" pela política externa norte-americana, disse o cientista político David Fleischer, professor da Universidade de Brasília (UnB).

"Esta será uma oportunidade para relançar as relações com a América Latina, esquecida, e da sua política externa, ocupada com Iraque e Afeganistão", disse Fleischer

"Bush é um presidente deficiente. Perdeu o controle do Congresso e está prestes a perder a TPA", afirmou. A Trade Promotion Authority (TPA) é a autorização dada pelo Congresso norte-americano para que o presidente dos Estados Unidos negocie acordos comerciais. A TPA expira em julho de 2007 e a renovação dependerá do Congresso norte-americano, dominado agora pelo Partido Democrata, de oposição a Bush.

A TPA é considerada fundamental para o sucesso da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), pois evita que os países tenham de negociar duas vezes com os EUA – uma com o Executivo e outra com os parlamentares.

O governo brasileiro já informou que a Rodada de Doha, para aliberalização do comércio mundial, será um dos principais assuntosabordados no encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva eGeorge W. Bush na próxima sexta-feira (9), em São Paulo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo