O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e os líderes da União Européia (UE) manifestarão preocupações com relação ao programa nuclear iraniano e com os recentes distúrbios no Tibete durante reunião na Eslovênia. Os líderes trabalham nesta terça-feira (10) nos toques finais de uma declaração na qual pedirão a todas as partes envolvidas que não recorram à violência com relação ao Tibete.
Bush e os líderes europeus também afirmam estar prontos para impor novas sanções contra o Irã até que a república islâmica esclareça as suspeitas referentes a seu programa nuclear. Eles dizem esperar que Teerã cumpra suas obrigações internacionais.
Alguns países ocidentais, especialmente os Estados Unidos, suspeitam que o Irã esteja desenvolvendo em segredo um programa nuclear bélico. Teerã nega as acusações e assegura que suas usinas atômicas têm fins estritamente pacíficos de geração de energia elétrica.
Os líderes reunidos na Eslovênia pedem ainda à Organização das Nações Unidas (ONU) que envie uma missão ao Zimbábue para monitorar a situação dos direitos humanos no país africano.