O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, admitiu, segundo o senador Sibá Machado (PT-AC), que os equipamentos de controle de vôo do País "estão desatualizados". Sibá fez o relato em entrevista após reunião com o brigadeiro da qual participaram também os senadores Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), Jefferson Péres (PDT-AM), Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Ney Suassuna (PMDB-PB), no Comando da Aeronáutica.
"O sistema de eletroeletrônica, no mundo, tem alta velocidade de inovações, e o nosso está de seis anos atrás", teria dito o comandante, de acordo com Sibá Machado. "De certa forma, o Brasil estava um pouco acomodado", afirmou o senador, referindo-se à falta de iniciativa das autoridades do setor aeronáutico nos anos recentes.
O esclarecimento de Bueno sobre os equipamentos, segundo o senador, foi o de que "o sistema está defasado", pois estava sendo usado havia seis anos e, de repente, parou. "É preciso comprar equipamentos novos. Os técnicos que cuidam do atual equipamento já estão trabalhando para fazer as inovações imediatas.