O candidato à Presidência pelo PDT, senador Cristovam Buarque (DF), disse, em Belo Horizonte, que teme que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva caia numa "tentação autoritária" caso seja reeleito no primeiro turno com uma grande margem de votos. O "medo" do presidenciável do PDT é que Lula, num eventual segundo mandato, sem maioria no Parlamento, passe a falar "diretamente ao povo", ignorando o Congresso Nacional. "Se ele for eleito no primeiro turno com uma votação muito expressiva, e ao mesmo tempo nós tivermos um Congresso em que ele vai ser minoritário, como tudo indica, temo pelas instituições democráticas", disse Cristovam.
O presidenciável do PDT acredita que, atualmente, a probabilidade maior é de que o presidente seja reeleito. "Eu temo por uma tentação autoritária do presidente Lula se ele vencer no primeiro turno", insistiu, em entrevista. "Temo a tentação de passar por cima do Congresso, de começar a convocar plebiscitos, de fala diretamente ao povo."
Cristovam participará, hoje, da convenção estadual do PDT, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Os pedetistas mineiros devem oferecer o nome do empresário Omar Peres para a vaga de vice na chapa. Peres, ex-secretário de Indústria e Comércio no governo Itamar Franco (1999-2002), mas enfrentava resistência dentro do diretório estadual do partido. Na convenção, o PDT deve decidir pelo apoio informal à candidatura à reeleição do governador de Minas, Aécio Neves (PSDB).