O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vai injetar, num prazo de dois anos, R$ 50 milhões em Cascavel. O anúncio foi feito pelo diretor financeiro do banco, Amadeu Geara, durante a assinatura de um convênio com a Companhia de Desenvolvimento de Cascavel (Codevel).
"Já temos uma parceria com algumas cooperativas de crédito e empresas do município. Com este convênio, a nossa intenção é ampliar ainda mais a nossa parceria e facilitar o acesso do empresário aos financiamentos", afirmou.
O convênio, que não estabelece limite de crédito, vai beneficiar micro, pequenos e médios empresários. Os financiamentos são oferecidos com uma taxa de juro de 9,75% ao ano, o que corresponde a 1,5% ao mês. De acordo com Geara, a alta dos juros registrada neste mês não influência os financiamentos e não deve retrair os empresários que desejam firmar parcerias com o banco.
"Nós não trabalhamos com a Selic (taxa básica), por isso nosso índice não segue o mesmo patamar que os de outros bancos. Trabalhamos com a TJLP (Taxa de Juro de Longo Prazo), que nos dá maior flexibilidade", explicou Geara.
Canal
Para o presidente da Codevel, Pedro Rempel, os empresários de Cascavel e região terão um canal de negociação mais aberto com a assinatura do convênio. "A Codevel será este canal entre o BRDE e o empresário, que pode nos procurar desde já. Faremos a orientação necessária e agilizaremos o processo de financiamento", declarou.
Depois da assinatura do convênio, realizada na prefeitura, o diretor do BRDE, o prefeito Edgar Bueno e outras autoridades visitaram a Mascarello, fabricante de ônibus, e a indústria de capotas Tapevel, empresas que já trabalham com financiamentos do banco.