O cônsul-geral do Brasil em Londres, Fernando Mello Barreto, afirmou que alguns brasileiros que estavam no aeroporto Heathrow entraram em contato com a representação diplomática informando que não poderiam embarcar nesta quinta-feira (10). A normalidade no maior aeroporto do Reino Unido só deve ser retomada nos próximos dias. Enquanto isso, passageiros devem ficar preparados para atrasos nos vôos e restrições nas bagagens de mão. As informações são do site da Rádio Jovem Pan AM.
No Brasil, tudo normal – A Infraero elevou em 10% o grau de atenção na fiscalização das bagagens nos aeroportos internacionais dos brasileiros. A estatal responsável pelos aeroportos explica que apesar do aumento, a fiscalização se mantém dentro da "normalidade".
A medida, de acordo com a assessoria de comunicação da estatal, faz parte de um procedimento automático em casos de alertas internacionais, como o que aconteceu em Londres por conta das ameaças de ataques terroristas.
O aumento do grau de alerta implica em um uso mais intenso de equipamentos como de raio X e também em turnos mais apertados para os funcionários responsáveis pela segurança.
A Infraero informou ainda não ter recebido, até às 13h30, nenhuma orientação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre eventuais procedimentos de segurança a serem adotados.