A dificuldade em conseguir visto de passagem apenas para fazer escala em aeroportos americanos tem levado brasileiros a procurar a Europa como entreposto para viagens à Ásia. Nos países europeus não é exigido visto para quem aguarda vôo de conexão para outros destinos.

O carioca Robson Irie, que há cinco anos mora no Japão, viaja de volta a Tóquio. O vôo saiu do Rio de Janeiro e fez escala na Alemanha. ?Desisti de passar pelos Estados Unidos para chegar até o Japão porque a burocracia é muita e eu poderia levar até um mês para conseguir o visto?, revela.

Segundo Irie, a opção pela Europa aumentou em 4 horas o tempo previsto para chegar a Tóquio. A escala em Los Angeles, nos Estados Unidos, tornaria a viagem menos longa, não fosse a exigência do visto de trânsito. Assim como ele, muitos brasileiros driblaram a burocracia.

Tal comodidade, no entanto, custa caro. Robson Irie afirma que desembolsou cerca de R$ 1 mil a mais para chegar até seu destino final. Além de Frankfurt, Paris e Genebra são escalas comuns para brasileiros que querem ganhar tempo fugindo do visto exigido pelas autoridades americanas a passageiros que fazem escalas nos aeroportos do país.

continua após a publicidade

continua após a publicidade