Uma das melhores características do WhatsApp é o fato do aplicativo funcionar em praticamente todos os modelos e sistemas de smartphone. Mas isso começou a mudar em 2016, quando a empresa comunicou que deixaria de oferecer o app em algumas plataformas. A partir da próxima segunda-feira (1), mais sistemas entram nessa lista infame.
- O que rola nos grupos de WhatsApp dos deputados?
- Arrependido de mensagens enviadas no WhatsApp? Saiba como apagar!
- Não caia nessa! Hackers enviam mensagem sobre grana extra a caminho!
Em smartphones com o BlackBerry OS e o BlackBerry 10, além de todos os aparelhos que rodam o Windows Phone 8.0 ou alguma versão anterior do sistema da Microsoft, o WhatsApp deixará de funcionar no dia 1º de janeiro de 2018 — ou seja, próxima segunda.
Ambos os sistemas já não contam mais com suporte das próprias fabricantes. A BlackBerry, que vendeu os direitos da sua marca para smartphones à chinesa TCL há pouco mais de um ano, abandonou os esforços em um sistema operacional próprio e passou a adotar o Android.
A Microsoft, responsável pelo Windows Phone, também cessou o desenvolvimento do Windows para smartphones. A empresa chegou a lançar novas versões após o Windows Phone 8.0, o que deve garantir uma sobrevida do WhatsApp na plataforma, mas essas atualizações não alcançam toda a base instalada.
BlackBerry OS, BlackBerry 10 e Windows Phone 8.0 e anteriores se juntam ao Symbian S60, da antiga Nokia, como os sistemas que já perderam suporte ao WhatsApp. O próximo da lista é o S40, um sistema bastante simples que a Nokia usava em celulares de entrada, modelos com teclado numérico físico e telas pequenas, conhecidos pela resistência a impactos e longa autonomia da bateria. O WhatsApp deixará de funcionar neles a partir de 1º de janeiro de 2019.