A Volkswagen deu início, na segunda-feira, 3, às comemorações pelos 70 anos de sua operação no Brasil. E anuncia a venda no País da ID.Buzz, também chamada de Kombi elétrica, tal como antecipou há um ano. Inicialmente, serão oferecidas apenas 70 unidades, mas a marca não revelou os preços.
Na Europa, a versão Cargo da ID.Buzz parte de 56.090 euros, ou cerca de R$ 280 mil, na conversão direta, sem taxas. Já a van para passageiros, que virá ao Brasil, parte de 64.581 euros, ou pouco mais de R$ 320 mil. Aqui, a tabela deverá passar dos R$ 400 mil.
Outra possibilidade é que o modelo seja oferecido apenas por meio de locação. A marca adotou essa estratégia no lançamento do SUV ID.4. Nesse caso, o valor da mensalidade parte de cerca de R$ 10 mil.
A ID.Buzz tem motor elétrico que gera o equivalente a 204 cv de potência e 31,6 mkgf de torque. A tração é na traseira e a velocidade máxima é de cerca de 145 km/h.
A Kombi elétrica tem baterias de 82 kWh, que podem ser recarregadas em estações rápidas de até 170 kW. Conforme a VW, nesse tipo de sistema é possível repor de 5% a 80% da energia em 30 minutos. Com a carga completa, o carro tem até 425 km de autonomia no ciclo WLTP, utilizado no mercado europeu.
Esses números são da versão para passageiros. No caso da opção Cargo, que tem o mesmo conjunto elétrico, a autonomia é de 423 km.
DNA
Embora tenha motor elétrico e desenho futurista, a ID.Buzz tem linhas e conceito inspirados nos da Kombi. Até a pintura, do tipo saia e blusa, remete ao modelo que foi produzido também no Brasil.
A plataforma modular elétrica (MEB), do Grupo Volkswagen, traz para a van várias tecnologias modernas. Na lista de equipamentos há frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, sensores de obstáculos na dianteira e traseira e assistente de mudança de faixa de rolagem, por exemplo.
Além disso, há partida do motor por botão e controle de cruzeiro adaptativo. Outros destaques são o ar-condicionado automático de duas zonas, o volante multifuncional e os faróis do tipo full-LEDs.
Na cabine, o quadro de instrumentos é uma tela de 5,3 polegadas. Já a do multimídia pode ser de 10″ ou 12″ (opcional). Há ainda espelhamento de celulares com Android Auto e Apple Carplay sem uso de cabo.
O interior, por sinal, é moderno e amplo, com o assoalho plano. O bom espaço permite levar até cinco adultos.
História
A Kombi chegou ao Brasil em 1950, logo após o lançamento na Alemanha. O nome é um apelido para Kombinationsfahrzeug, ou veículo combinado, em alemão.
Inicialmente, o carro vinha totalmente montado. Em 1953, a VW passou a montar a van no País. Quatro anos depois, começou a produção nacional.