??Esse cenário já começava a se configurar na semana passada. A vitória de Lula no primeiro turno já é uma possibilidade real??, afirma o presidente do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra. Enquanto Lula cresceu, os demais candidatos mantiveram-se estáveis. José Serra do PSDB, caiu de 19% para 17%. Ciro Gomes, do PPS, passou de 17% para 15%. ??A queda de ambos é muito próxima do limite da margem de erro. É mais prudente, portanto, falar em estabilidade??, explica Coimbra. Anthony Garotinho, do PSB, manteve-se com o mesmo percentual de 12% da semana passada. Pela primeira vez, o candidato do PSTU, José Maria de Almeida, aparece com um percentual acima de zero, com 1% das intenções de voto.
A possibilidade mais concreta de vitória de Lula no primeiro turno é confirmada pela pesquisa do Ibope, também divulgada ontem (leia abaixo). Nela, Lula tem 41% e seus adversários somam 44%. Para Marcos Coimbra, fica claro que Lula, num patamar mais elevado, e Garotinho, foram os candidatos que mais se beneficiaram do horário eleitoral gratuito. ??José Serra, na verdade, só se beneficiou nos primeiros dez dias. Nesse período, ele cresceu e Ciro Gomes caiu. Depois, nos últimos 20 dias, só quem cresceu foram Lula e Garotinho??, analisa Coimbra.
Na pesquisa do Vox, Garotinho ainda aparece atrás de Ciro Gomes, ao contrário do Ibope. Mas Marcos Coimbra acha possível que as próximas rodadas do seu instituto de pesquisa repitam o que se deu no Ibope. Na região Sudeste, que abriga 44% do eleitorado, Garotinho já está na frente de Ciro há algum tempo. O mesmo ocorre nas capitais. A tendência de votos nessas regiões costuma de irradiar mais tarde para as demais. Ocorre, porém, que tanto no Sudeste como nas capitais, Serra, Ciro e Garotinho estão tecnicamente empatados. Esse empate triplo, portanto, é uma possibilidade que pode vir ainda a acontecer no quadro nacional.
De acordo com o presidente do Vox Populi, a tática que Serra começou a utilizar ontem para reverter o crescimento de Lula pode ser arriscada para o candidato do PSDB. Serra partiu com agressividade sobre Lula, a exemplo do que fizera no início do horário eleitoral com Ciro. ??O resultado pode não ser o mesmo. Com Ciro, bastou a Serra dar amplificação a coisas que o próprio Ciro disse. O ônus para o acusador foi pequeno. Agora, não é em cima de declarações recentes de Lula que se faz o ataque. O ônus pode ser maior??, comenta Coimbra. Além disso, Ciro Gomes era um candidato menos conhecido do eleitorado, ao passo que Lula é o mais conhecido de todos. ??Lula já tem um conceito mais consolidado. A sua desconstrução é, portanto, muito mais difícil??, analisa.
Nas simulações de segundo turno, o candidato do PT ganha de todos os seus adversários. Contra Serra, os percentuais são 53% contra 31%. Contra Ciro, 55% a 28%. E contra Garotinho, 54% a 27%. O Vox Populi ouviu 2.800 pessoas em 172 municípios, entre os dias 15 e 16 de setembro.
IBOPE CONFIRMA AVANÇO DE LULA
O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, subiu 2 pontos percentuais na pesquisa Ibope, divulgada no Jornal Nacional, da Rede Globo. Lula passou de 39% para 41% das intenções de votos. A pesquisa mostrou ainda que Ciro Gomes (PPS) caiu pela quarta rodada consecutiva e foi ultrapassado por Anthony Garotinho (PSB). O candidato do PPS perdeu 3 pontos e foi de 15% para 12%. Já o ex-governador do Rio oscilou positivamente 1 ponto, chegando a 13%. Como a margem de erro é de 1,8 ponto percentual, os dois estão empatados tecnicamente em terceiro lugar. O candidato do PSDB, José Serra, manteve-se estável com 19%. O tucano ampliou a distância de seis para quatro a vantagem em relação ao terceiro colocado. José Maria (PSTU) continua com 1%. (Correio Web)
continua após a publicidade
continua após a publicidade