O empresário americano David Neeleman espera contar com o envolvimento dos brasileiros para definir o nome da nova companhia aérea que ele pretende lançar ainda este ano no Brasil. Segundo fontes próximas ao negócio, o empresário quer fazer uma consulta popular pela internet.

continua após a publicidade

Fundador da companhia americana JetBlue, empresa da qual ainda é presidente do conselho de administração, Neeleman tem vindo ao Brasil semana sim, semana não para tratar do novo negócio. Atualmente, o empresário está na fase de contratação de executivos e, dentro de alguns dias, deverá definir o nome do presidente-executivo. Dentre os nomes que estão sendo cotados para o cargo está o do executivo Fernando Tigre. Ex-presidente da cervejaria Kaiser e da Alpargatas, Tigre hoje é consultor e vice-presidente do conselho da Câmara Americana de Comércio (Amcham).

Neeleman já conta com mais de US$ 200 milhões para montar a companhia aérea, dentre recursos próprios e de investidores. Como o empresário tem dupla nacionalidade – é americano nascido no Brasil -, ele pode ser dono de 100% do capital de uma companhia aérea no País. A legislação brasileira restringe a 20% a participação de estrangeiros no setor.

continua após a publicidade