Votação em segundo turno da CPMF deve começar em 12 dias

A proposta que prorroga a cobrança da CPMF só deverá ser votada em segundo turno pelo plenário da Câmara daqui a doze dias. Entre o primeiro e segundo turno de votação é necessário cumprir o prazo de cinco sessões ordinárias da Câmara, que começa a ser contado a partir de amanhã. Se houver quórum para todas as sessões previstas, esse prazo só terminará na quinta-feira, dia 4 de outubro, à tarde, dia tradicionalmente de baixa presença de deputados em Brasília e sem perspectiva de votação de projetos de emenda constitucional que exigem 308 votos para a sua aprovação, como é o caso do projeto da CPMF. A previsão, no entanto, é votar no dia 9 de outubro, terça-feira.

Para garantir a votação em segundo turno na segunda semana de outubro, os governistas terão de votar cinco medidas provisórias que estarão obstruindo os trabalhos do plenário entre hoje (27 de setembro) e do dia 7 de outubro. As MPs trancam a pauta e impedem outras votações.

No segundo turno de votação, os partidos de oposição poderão repetir a estratégia e apresentar os sete destaques para votar partes do projeto de forma separada. Não poderão, no entanto, apresentar mais emendas à proposta, de acordo com as regras regimentais. O projeto da CPMF deverá passar, dessa maneira, por oito votações de seu conteúdo, pelo menos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo