A Vivo prepara para lançar, em dois meses, uma rota terrestre de transmissão de sinais de telefonia celular entre as cidades de Manaus e Belém. O anúncio foi feito hoje pelo vice-presidente de Regulação e Interconexão da Vivo, Ércio Zilli, durante audiência pública da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional na Câmara dos Deputados.
Segundo Zilli, a rota, que tem extensão de 850 quilômetros, servirá para ampliar a capacidade de oferta e melhorar a qualidade do serviços de telefonia celular na Região Norte. De acordo com o dirigente da Vivo, de Manaus a Santarém (PA), será usada a rede da Vivo e, de Santarém a Belém, será utilizada uma linha da Eletronorte.
Uma das maiores queixas dos deputados da Comissão da Amazônia é de que, na região, os moradores de uma cidade têm dificuldades de falar pelo celular com moradores de outra cidade do Norte do País. Essa rota poderá solucionar o problema para clientes da Vivo.
As empresas de telefonia celular terão a obrigação, até abril de 2010, de prestar os serviços em todos os municípios brasileiros inclusive na Região Norte. Essa obrigação foi imposta pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no leilão das licenças de terceira geração (3G) realizado no final de 2007. Com isso, as empresas estão investindo para ampliar a cobertura.