Termina amanhã o prazo para a inspeção veicular ambiental dos veículos com placas finais 5 e 6. O proprietário que perder o prazo terá com o licenciamento bloqueado até receber o selo de aprovação. Neste ano, a inspeção de ruído, realizada em todos os veículos, será considerada item de reprovação. A análise do ruído começa na pré-inspeção visual. Caso seja detectado algum problema, o veículo será encaminhado para a medição com o Medidor de Nível Sonoro (MNS). Veículos aprovados na medição de gases e reprovados na de ruídos não receberão o selo e deverão retornar para uma nova inspeção completa, de gases e ruído.).
Antes de se dirigir a um dos 27 centros de inspeção, o proprietário deverá agendar a vistoria. Para isso, é necessário ter em mãos o número do RENAVAM para a emissão da guia para pagamento da tarifa. O agendamento, bem como a emissão da guia de pagamento, está disponível no site da Controlar (www.controlar.com.br).
Após aguardar um prazo de até 72 horas, o proprietário deverá ligar para (11) 3545-6868 ou entrar novamente no site, e escolher o melhor local, dia e horário para realizar a inspeção. A inspeção veicular ambiental deve ser feita anualmente de acordo com o final da placa de cada veículo. O proprietário tem um período de até 90 dias antes da data limite do licenciamento do veículo para realizar a inspeção. Já o agendamento pode ser feito com 120 dias de antecedência.
Os proprietários de veículos reprovados terão 30 dias para fazer a manutenção em oficina mecânica de sua confiança e reagendar a inspeção sem a cobrança de uma nova tarifa.
Os veículos com placas de final 7 e 8 têm até 30 de setembro e 31 de outubro para passar pela vistoria, respectivamente.