Brasília (AE) – Se os números relativos à quantidade de viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já despertam curiosidade, o que dirá os referentes aos gastos totais da União com viagens de funcionários do Executivo, Legislativo e Judiciário. Com o valor aplicado este ano pela União em deslocamentos de seus servidores, um indivíduo poderia dar mais de 30 mil voltas ao mundo ou se preferir ir e voltar do Rio para Brasília 229.996 vezes.
Em artigo publicado no blog do economista Humberto Santos, o jornalista Joelmir Beting mostra que até novembro deste ano, o presidente Lula já havia viajado 62 vezes ao exterior e 177 vezes pelo Brasil. No dia 15 do mesmo mês, o presidente completou 115 dias fora do País, desde a sua posse, que somados aos 335 dias fora de Brasília, completaram exatos 450 dias fora do Palácio, ou seja, mais de um ano.
Embora muitos se preocupem com a quantidade de viagens do presidente, poucos se atentam aos gastos totais da União com deslocamentos de funcionários. Este ano, o governo já desembolsou R$ 557.970.098,35 com passagens e despesas com locomoção referentes aos três poderes. Com este mesmo valor e considerando as atuais tarifas cheias de uma mesma companhia aérea, poderia se adquirir 71.465 passagens de ida e volta do Rio para Tóquio, ou ir e voltar do Rio para Nova York 61.673 vezes.
Baseado em uma média de preço por quilômetro voado de diferentes rotas nacionais e internacionais, com as despesas do governo em 2005 em viagens, uma pessoa poderia dar 34.636 voltas ao mundo. Caso ela decidisse fazer isso de uma só vez, teria que encarar 158 anos diretos de vôo.