Vento e granizo causam apagões e danificam casas

Fortes ventos atingem os três Estados do Sul do país desde ontem, causando prejuízos e deixando desalojados.

No Paraná, a Defesa Civil afirma que 210 pessoas tiveram de deixar suas casas devido ao vendaval e à queda de granizo. A cidade com mais desalojados é Manfrinópolis (a 411 km de Curitiba). Em todo o Estado, há relatos de danos em 1.900 casas – a maioria em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

Em Santa Catarina, durante a noite os ventos chegaram a 122 km/h no morro da Igreja, um dos pontos mais altos do Estado.

Também há casas danificadas no norte catarinense. A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) informou que o mau tempo deixou 20 mil imóveis sem energia, mas afirma que o abastecimento está sendo restabelecido de forma gradual.

No Rio Grande do Sul, a concessionária AES Sul afirma que há 24 mil imóveis sem luz na tarde de hoje.

O porto de Rio Grande (litoral sul gaúcho) suspendeu operações por motivos de segurança. Um navio de grãos que estava no canal de acesso ao porto foi deslocado com a força do vento e bateu em um píer de atracação.

Segundo o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de SC), a instabilidade foi causada pelo deslocamento de uma frente fria pelo Sul.

A região enfrenta ainda consequências de um ciclone extratropical em atuação no Uruguai. Os temporais também causaram estragos no país.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna