Porto Alegre – Vendaval destelhou dezenas de casas e uma escola no interior do Rio Grande do Sul, ontem. Durante o temporal, o motorista Vilmar Borchart Ribeiro, de 49 anos, morreu, em Uruguaiana. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o vento de 90 quilômetros por hora teria empurrado o veículo que ele dirigia para a capotagem fora da pista num trecho de baixa velocidade da BR-290. A cidade mais atingida foi Barra do Quaraí, na fronteira com o Uruguai e a Argentina, onde 22 casas e a Escola Estadual Neuza Correia Pereira tiveram telhados arrancados. Os livros e documentos da biblioteca da escola ficaram encharcados e as aulas suspensas. No interior houve queda de postes e árvores e destruição de estufas e plantações de tomates e pimentões. A Prefeitura decretou situação de emergência.
Em Santiago, região central do Estado, cerca de 100 casas tiveram os telhados levados pelo vento. A queda de árvores na pista interrompeu o tráfego pela BR-287, entre Santiago e Santa Maria, e pela BR-392, entre Santa Maria e São Sepé, durante toda a manhã.
Previsão
Boletim divulgado pela Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo indica que a chegada de massa de ar polar associada a ciclone extratropical posicionado a sudeste do Uruguai vai provocar hoje ventanias na costa gaúcha e queda da temperatura no interior do Estado. As rajadas de vento podem chegar a 70 quilômetros horários no continente. A temperatura que chegou a 32 graus ontem, no Vale do Sinos, tende a cair para um grau negativo na serra, na madrugada de amanhã.