O papa Bento XVI vai rezar a missa em Aparecida, durante a V Conferência dos Bispos da América Latina e do Caribe, no dia 13 de maio de 2007. A data, aguardada com expectativa pelos bispos e pelos católicos, foi anunciada domingo, pela direção do Santuário Nacional de Aparecida.
O arcebispo de Aparecida Dom Raymundo Damasceno Assis anunciou o dia durante a missa das 8h. Ele recebeu a confirmação do Vaticano no sábado passado. Dom Damasceno disse que Bento XVI fará a abertura da Conferência no dia de Nossa Senhora de Fátima – 13 de maio – e que o encerramento do evento, que vai reunir 300 bispos, será em 31 de maio.
A missa deverá ser celebrada do lado de fora do Santuário, no pátio da basílica, onde será construído um novo altar. Cerca de 600 mil pessoas são esperadas no Santuário Nacional neste dia. As missas celebradas durante a conferência serão em português, espanhol e inglês. A definição partiu da Comissão de Celebrações Litúrgicas que esteve na basílica na semana passada.
A visita do papa está movimentando a rede hoteleira. Um projeto chamado Aquarela, convida os hotéis e restaurantes a reformarem a fachada de seu estabelecimento para revitalizar a cidade. A hospedagem dos 337 bispos já foi reservada em cinco hotéis e outros aguardam as reservas de pelo menos 1.500 jornalistas e equipes de jornais, emissoras de TV e rádio que virão para Aparecida neste período. "Temos recebido muitos pedidos de reserva de turistas e romeiros, mas ainda não podemos fechar justamente por conta dos pacotes que faremos", disse o presidente da Associação de Hotéis do município, Ernesto Elache.