A vacinação contra a gripe será ampliada, a partir da próxima segunda-feira, 25, para crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59, informa a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. Segundo a pasta, a ampliação se dá em decorrência da baixa adesão ao imunizante, que atingiu apenas 66,2% do público-alvo até o dia 13 de junho. Foram aplicadas ao todo 2,1 milhões de doses e a meta é atingir 90% da população.

continua após a publicidade

A vacina que protege contra três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B) está disponível desde o dia 23 de abril em todas as unidades de saúde para os grupos prioritários, que são as pessoas mais vulneráveis ao desenvolvimento de quadros mais graves de doenças respiratórias.

continua após a publicidade

Segundo a secretaria, a escolha dos novos grupos se justifica pelo fato de que “as crianças apresentam melhor resposta a vacinação, além de o grupo ser um dos principais transmissores do vírus Influenza”. “Já o grupo de adultos com 50 a 59 anos de idade, apresenta maior carga da doença, elevado porcentual de risco e maior vulnerabilidade para óbito”, completou a pasta em nota.

continua após a publicidade

A adesão segue baixa entre gestantes (cobertura de 43,5%) e crianças com idade entre seis meses e cinco anos (cobertura de 44,8%). Maior cobertura entre os grupos prioritários é o da população indígena, com 106,9%, seguido de pessoas com 60 anos ou mais (79,6%), mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto-puérperas (72%), profissionais de saúde (64,1%) e pessoas com doenças crônicas e outras comorbidades (57,2%).

Para receber a dose, informa a pasta, é preciso levar documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação e cartão SUS. Os profissionais de saúde e educação precisam apresentar holerite ou crachá de identificação. Portadores de doenças crônicas e outras comorbidades devem levar a receita da medicação que faz uso com data dos últimos seis meses.

Óbitos

Até o último dia 18, foram confirmados na cidade de São Paulo 438 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) pelo vírus Influenza: 226 para Influenza A H1N1 (pdm09), 52 para Influenza A H3 Sazonal, 118 para Influenza A não subtipado, e 42 para Influenza B.

Em todo ano de 2017, foram confirmados 402 casos de SRAG pelo vírus Influenza, sendo que 38 casos confirmados para Influenza evoluíram para óbito: um (1) para Influenza A H1N1 (pdm09), 21 casos para Influenza A H3 Sazonal; 7 para Influenza A não subtipado e 9 para influenza B.