A mais recente rodada de pesquisa da empresa Unidade de Pesquisas (UP), divulgada hoje, revela que o presidenciável do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, está com 48 8% dos votos nominais válidos. O levantamento da UP, que mapeia a intenção de voto para a Presidência da República no Estado de São Paulo, foi realizado antes do debate dos presidenciáveis da ?Globo? e mostra que Lula tem 43,9% das intenções de voto no Estado, José Serra (PSDB) tem 20,8%, Anthony Garotinho tem 12,3% e Ciro Gomes 12,2%.

Na pesquisa anterior, divulgada pela UP no dia 1º deste mês, Lula tinha 43,1%, Serra 21,6%, Ciro 12,7% e Garotinho 11 6%. O número de entrevistas realizadas pela empresa foi de 1.200  entre eleitores maiores de 16 anos e residentes na capital e mais de 47 municípios do Estado de São Paulo. O período de realização foi de 28 de setembro ao dia 2 deste mês e a margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

O diretor da empresa Unidade de Pesquisas (UP), Sidney Kuntz, acredita que o debate entre os principais presidenciáveis  realizado ontem na ?Rede Globo de Televisão?, não vai alterar substancialmente o atual quadro eleitoral. Para ele, Garotinho se portou como um franco-atirador porque sua estratégia de tentar chegar ao segundo turno está baseada na análise de que não adiantaria ?bater? apenas no Serra. ?Ele metralhou até o Lula, principalmente com aquela pergunta capciosa sobre a Cide.?   

A respeito de Serra, o diretor da UP, que também é especialista em marketing político, disse que ele foi o mais atacado, o que mais apanhou. ?Com alguns pequenos tropeços, até que ele se saiu bem.? Ele acredita que a acusação que Garotinho tentou lhe imputar, de que o tucano poderia fazer confisco de poupança, não foi respondida por Serra de maneira taxativa, lembrando que boa parte da população ainda tem trauma a respeito do confisco, praticado pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello.

Ao comentar a performance de Ciro Gomes, Kuntz afirma que ele foi bem, educado e muito inteligente para dirigir algumas críticas. ?Ele fala muito bem, porém, abriu uma brecha ao admitir em público que talvez não chegue à disputa do segundo turno.

Mesmo que ele tenha essa convicção, não deveria expô-la neste momento.?     

A respeito de Lula, o especialista ressalta que ele começou o debate um pouco nervoso, assumiu o controle depois, mas cometeu deslizes. ?O mais grave deles foi dizer que classificaria os negros por método científico.? Para Sidney Kuntz, ?o debate não teve nada de instigante?.   

Ele reitera que os três candidatos (Lula, Serra e Ciro) foram ao debate para falar de suas propostas e mostrar que têm condições de governar o Brasil, enquanto Garotinho se ateve a ataques e pegadinhas. O especialista acredita que se não houver a migração de voto útil em favor do líder nas pesquisas (Lula), o reflexo do debate nas pesquisas de intenção de voto deverá oscilar apenas dentro da margem de erro.

continua após a publicidade

continua após a publicidade