Uma pesquisa inédita, que buscará identificar o Índice de Desenvolvimento Infantil (IDI) nas empresas, foi lançada ontem pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o instituto de pesquisa Ethos. O novo índice, baseado no IDI, já é feito há seis anos em 5.560 municípios brasileiros e pretende agora verificar como as corporações estão cuidando dos filhos dos funcionários e das relações entre ambos nas áreas educacionais e da saúde, principalmente. O IDI Empresarial, como foi batizado, será levantado com base em questionários entregues a 1.200 empresas com representação nacional e os resultados, divulgados no ano que vem, devem servir de base para auxiliar e colher exemplos na atuação das empresas junto à infância.
O coordenador de Programas do Unicef, Manuel Buvinich, explica que o IDI Empresarial surgiu depois que o Fundo detectou resultados positivos com o IDI feito em âmbito nacional, agregando ações conjuntas a favor da infância. Isso estimulou a transferência da análise para o âmbito das empresas. ?Primeiro, vamos saber como está o desenvolvimento infantil dos filhos dos empregados e identificar o que se pode fazer para melhorá-lo, dando retorno às empresas. Para isso, identificaremos suas práticas, o que as fazem adquirir índices bons e disseminar as informações para outras empresas.? Associações com poder público e comunidade também são alvo do Unicef para incentivar as empresas a melhorar a situação da infância nos seus entornos.
Questionário
O questionário levantará se as empresas oferecem, por exemplo, programas específicos voltados à saúde da gestante e da criança e à inclusão dos filhos na escola. As empresas também devem fornecer dados sobre como tratam a gestante, informando se seguem a legislação em vigor de proteção à maternidade, amamentação, creche e paternidade e se possui iniciativas para facilitar a consulta pré-natal. Segundo Manuel Buvinich, levantar questões do tipo entre empresas implica em verificar como atuam na premissa de responsabilidade social. ?O desenvolvimento deve começar pela primeira infância. Quando as empresas se preocupam com isso, estão cumprindo sua missão e investindo em pessoas mais preparadas para serem eventualmente seus funcionários, no médio e longo prazos.?