A União Nacional dos Estudantes (UNE) promove nesta quinta-feira (17) em todo o país o Dia Nacional de Lutas nas Universidades Federais. O ato pelo fim das fundações privadas em universidades públicas será realizado em pelo menos 27 instituições.
A pauta de reivindicações inclui ainda democracia nas universidades, tanto na escolha dos dirigentes quanto na composição dos conselhos deliberativos; eleições diretas para a reitoria e paridade nos conselhos deliberativos; implantação imediata de auditoria nas fundações de apoio em todo o país; mais verbas; fim da Desvinculação de Receitas da União (DRU) e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação; expansão de vagas nas universidades públicas e assistência para a garantia de permanência do aluno na universidade.
De acordo com a UNE, o ato será realizado em solidariedade aos estudantes da Universidade de Brasília (UnB) e tem o objetivo de pautar o que, para a entidade, é a questão de fundo da ocupação: a falta de transparência das fundações de apoio.