UNE e Ubes formalizam apoio a Lula e participam da campanha

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) declararam hoje apoio formal ao candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão foi baseada numa prévia eleitoral realizada com 376.911 estudantes de 138 universidades e escolas técnicas do país. Lula teve 77% dos votos e o candidato do PSDB, José Serra, que presidiu a UNE entre 1963 e 1964, foi escolhido por 23% dos estudantes.

Com isso, a entidade pretende se incorporar às atividades de campanha Lula Presidente, a começar das mobilizações da juventude, que acontecem em todo o país, nesta quarta-feira.

O apoio a Lula foi anunciado na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, com a presença de 10 ex-presidentes da UNE, entre eles o deputado federal Aldo Arantes (PCdoB-GO), que dirigiu a entidade em 1961, e José Luís Guedes (presidente em 1966). De todos os ex-presidentes da UNE, o único que não apóia Lula, segundo dirigentes da entidade, é José Serra.

No primeiro turno, a entidade não apoiou nenhum candidato. Preferiu distribuir a todos os presidenciáveis uma carta-compromisso com 10 pontos que contemplariam os interesses dos estudantes. Segundo a entidade, Lula incorporou todas as reivindicações, Ciro Gomes (Frente Trabalhista) e Anthony Garotinho (PSB) adotaram alguns pontos, mas Serra teria se recusado a receber o programa da UNE.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo