Umidade do ar cai para 11% em Brasília

O índice da umidade relativa do ar caiu para 11% no começo da tarde desta terça-feira no Aeroporto Internacional de Brasília (DF), segundo informação do Climatempo. O valor está abaixo do índice de 12%, que representa situação de emergência segundo padrões da Organização Mundial da Saúde. A temperatura, de 35ºC, ainda está em elevação. Na tarde de ontem, a umidade relativa no aeroporto chegou aos 8%.

O ar também está seco na região de Palmas, capital do Tocantins. Às 13 horas, a umidade relativa do ar baixou para 13% na região do aeroporto local. No mesmo horário, a umidade relativa estava em 17% na região de Goiânia, Carolina (sul do Maranhão), Alta Floresta (norte de Mato Grosso) e em Conceição do Araguaia (sul do Pará)

Incêndios

O governo do Acre decretou ontem estado de alerta ambiental por causa de incêndios florestais e queimadas fora de controle. A quantidade de focos aumentou 123% no ano em referência a 2008, e 587% se confrontado com 2009. “Ainda não temos a situação de 2005 e queremos evitar que isso aconteça”, disse o governador Binho Marques (PT), ao recordar o desastre no meio ambiente que provocou danos nas regiões sul e sudeste do Estado no verão de 2005.

De acordo com a Agência de Notícias do Acre, o decreto levou em consideração advertência do Comitê de Gestão de Riscos Ambientais (CGRA) e foi firmado em encontro extraordinário do grupo. O ar sem umidade, com previsão de frio e ventos, pode tornar mais grave as condições na área rural e nas cidades. O objetivo da determinação é impedir dificuldades que até 2005 não haviam no Acre, como os incêndios florestais. O decreto criou também a Sala de Situação, que funcionará no gabinete do governador e acompanhará em tempo real a situação.