O sábado permanece quente e seco na cidade de São Paulo. Às 14h45, a umidade relativa do ar chegava a 39%. A previsão é do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão ligado à prefeitura.
Por volta das 13h de hoje, a umidade chegou a 32%, próxima do estado de atenção, mas voltou a subir.
Os termômetros marcavam, às 14h45, 24ºC na capital paulista. A temperatura ainda deve subir para 26ºC, e o tempo deve ficar mais seco nas próximas horas.
Segundo estudo da Unicamp, índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 19% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência.
Como consequência do tempo seco, algumas pessoas podem sofrer ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, sangramento no nariz, ter tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma e irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão e sensação de areia nos olhos, entre outros sintomas.
Com umidade abaixo dos 30%, as recomendações são evitar exercícios físicos ao ar livre das 11h às 15h e umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água. A Defesa Civil também orienta permanecer em locais protegidos do sol e consumir bastante água.
Além de ser prejudicial à saúde, os baixos índices de umidade do ar também aumentam o risco de queimadas na região metropolitana.